top of page

OURO PRETO

“Vir a Minas é vir ao coração do Brasil. Ouro Preto amantelada nas suas montanhas verdes, é como o reduto da nossa nacionalidade.”

Olavo Bilac

Situada em terreno extremamente montanhoso e acidentado, somente a febre aurífera escolheria este rincão como palco de uma cidade. A relação ocupação humana X relevo e geografia proporcionou a Ouro Preto algumas especificidades históricas curiosas. A evolução histórico-urbana dos núcleos de povoamento pode, desta maneira, ser estudada por dois vieses: a ocupação gradual de determinadas áreas, segundo o relevo, e a formação de caminhos-eixo que condicionariam a feição atual da cidade. Palco de ínumeras poesias, arquitetura, festas e histórias, Ouro Preto, sem dúvidas, é inesquecível.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

“Nós não devemos forçar nossas teorias à nossa instituição: nós mudamos a instituição para entender a teoria.”

Carlo Rovelli

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi criada, no dia 21 de agosto de 1969, com a junção das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia, criada em 1839, e Escola de Minas, criada em 1876. Ao longo dos anos, cresceu e ampliou seu espaço físico, ganhando novos cursos, professores e colaboradores. 

bottom of page